O Amor Divino chegou a Rosário do Sul / RS no ano de 1924 quando a Irmã Teresina Werner com as Irmãs: Berchmana Hardegg, Josefina Gallas e Ana Everling fundou ali um colégio feminino, localizado num prédio antigo da Paróquia, na Vila Rosário “para ensinar música e pintura, catecismo e aulas para os pobres”. Conta uma ex-aluna: “as Irmãs eram muito cultas, muito dedicadas ao serviço de Deus e das pessoas. Faziam visitas às nossas casas, procuravam ser nossas irmãs, principalmente quando sabiam que alguém tinha uma especial alegria, dificuldade ou doença. Eram incansáveis” (Peregrina do Retorno, Nota 89). Elas foram ousadas, pois na época, não era costume Irmãs visitar famílias e esta benéfica iniciativa foi repovada pelo visitador canônico ( Nota 90).

Aos 25 de abril de 1941, a pedido do Padre Ângelo Bartelle e do Provedor do Hospital Elisio Josende, as Filhas do Amor Divino voltaram a Rosário do Sul para então trabalhar no hospital. As primeiras Irmãs foram: Teres Frank, Gonçalva Veiga e Bernardina Eich. Elas chegaram de trem acompanhadas da Superiora Provincial Irmã Rigalda Lepka. Foram acolhidas com muito carinho pelos médicos Galileu Valle e Fernando Chagas bem como pelo povo. Foram levadas a um quarto com três camas e um guarda-roupa que lhes serviu de moradia até o ano seguinte, quando puderam ter uma clausura na ala nova do Hospital. Na tarde da chegada foram conhecer o Hospital e, vendo a falta de funcionários, já começaram a trabalhar. Na mesma noite uma das Irmãs assumiu o plantão sem conhecer a realidade. Na manhã seguinte tiveram missa com duração de duas horas. No outro dia as irmãs tiveram que assumir a administração do Hospital Auxiliadora, no seu todo: o cuidado dos doentes, a coordenação da cozinha e lavanderia. Tudo ali era muito pobre.

Ao longo dos 64 anos, 88 Irmãs dedicaram seu tempo, vida e trabalho pelo bem do povo nesta cidade.

As Irmãs continuam atendendo o povo no serviço da enfermagem, na coordenação da lavanderia e costura, no atendimento às pessoas idosas do Asilo em anexo ao Hospital, nas visitas pastorais aos doentes. Na Paróquia as Irmãs se envolvem nas pastorais da saúde e vocacional, no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão e na visita domiciliar a famílias e doentes. Também colaboram nas equipes de promoção para angariar fundos para o hospital que está a serviço da comunidade.

Elas continuam a orientar sua vida e missão no pensamento de Madre Francisca Lechner: “ Fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu”.

Esquerda para direita, Irmãs: Maria Mercedes Schwab, Ivoni Acker, Anunciata Ancini, Hilda P. Acker