Home / Destaque / XXIV Assembleia Eletiva da CRB Nacional

XXIV Assembleia Eletiva da CRB Nacional

Nos dias 11 a 15 de julho, Irmã Ana Maria Moreira da Silva, FDC, da Comunidade Maria, Mãe da Paz, Ipameri, GO, participou da XXIV Assembleia Geral Eletiva DA CRB NACIONAL (CONFERENCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL), Delegada da Superiora Provincial Irmã Jacinta Webler.  Com tema: “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”. E o Lema: “ Vejam que estou fazendo uma coisa nova” (Is.  43,19). O evento aconteceu no Colégio Madre Carmem Salles, em Brasília, DF e reuniu cerca de 600 religiosos que deverão constituir, por meio de eleição eletrônica a nova presidência da Conferência para o triênio 2016 – 2019.

Na abertura, a anfitriã, Irmã Iracema Paes, pertencente à Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, acolheu os participantes e ressaltou a importância da CRB para a Vida Consagrada do Brasil. “O impulso, a motivação e todas as realizações, nos ajudam a aprofundar nossa consciência de sermos consagrados, da nossa missionariedade”. Irmã Iracema acrescentou ainda que a fundadora Madre Carmem Sallés também se sente feliz vendo um de seus colégios abrindo suas portas para a Assembleia da CRB. “Ela tanto prezava a Vida Religiosa e os sacerdotes em geral e deixou escrito, em palavras e exemplos que a Congregação soubesse ver nos sacerdotes e nos religiosos, a presença de Deus e o seu apelo para trabalhar por seu Reino aqui na terra”.

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, dom João Braz de Aviz veio ao Brasil, especificamente, para participar da Assembleia. “Trago as bênçãos do Papa Francisco, as saudações do secretário, Dom José Carballo”, relatou. Como sempre, nos recorda Papa Francisco, precisamos aprender a ir para além do burocrático, do jurídico. A pessoa é mais importante. Estamos aprendendo a crescer neste sentido”.

“É uma alegria poder participar dessa expressão bonita da vida da Igreja que é a Vida Religiosa”, assim introduziu a sua fala o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, Ofm. De acordo com dom Jaime, “A Igreja do Brasil deve tanto à Vida Religiosa Consagrada e a história da Igreja no Brasil deveria ser escrita a partir do olhar dos consagrados”.

Dom Jaime fez alusão lema da Assembleia, “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43, 19) e enfatizou que “a mudança de época nos presenta grandes desafios e, entre eles, aquele de fazer novas todas as coisas. “Só o discernimento nos ajudará a responder aos desafios da época sem perder de vista o Evangelho de Jesus, e Jesus crucificado e ressuscitado”.

Aparecida Guadalupe é presidente dos Institutos Seculares. Ela agradeceu a CRB pelo trabalho realizado neste triênio e ressaltou que a Conferência sempre esteve próxima e caminhou junto a instituições afins e que deseja que esse caminho seja feito também pela nova presidência que está por vir. “Desejo à nova presidência que será eleita que se dedique nesta missão de amar o próximo como Deus nos ama, um amor que não conhece limites, que é graça”.

A presidente nacional da CRB Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD agradeceu a presença de Dom Jaime Spengler e ressaltou o companheirismo e o estímulo que tem sido para a caminhada da Conferência. Acolheu os consagrados e consagradas presentes. “Sintam-se em casa. Foi por vocês que organizamos esta Assembleia. Vocês favorecem o nosso agir e a nossa esperança”. Mencionou, ainda, a presença de padre Décio, sdb e Irmão Claudino Falchetto, fms, ex-presidentes da CRB e os jovens que representam as Novas Gerações da Vida Consagrada.

Irmã Inês encerrou a sua fala dizendo que esta Assembleia “é o momento de darmos passos mesmo que existam encruzilhadas, pois a encruzilhada não é o fim do caminho. Vivamos intensamente esse momento de comunhão, de oportunidade para fortalecer os alicerces, de avaliação e memória; momento para alimentar a intercongregacionalidade e a diversidade de carismas e de darmos passos. A Missa de abertura da Assembleia foi presidida pelo  Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Dom João Braz de Aviz.2 4 5 8

Veja Também

Posse do novo Governo Provincial

Na tarde de 14 de outubro, precedido por um momento orante de invocação ao Divino ...

Deixe uma resposta