Home / Destaque / 1ª DIA DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL 

1ª DIA DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL 

O dia 22.01.2019 amanheceu especial para as Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação, no Convento Nossa Senhora da Anunciação, em Cerro Largo, RS, lugar sagrado que abriga o Carisma das Filhas do Amor Divino há quase um século.

Ao raiar do dia, as Irmãs e o assessor Padre Valentim Fagundes de Meneses, MSC, iniciaram o dia em frente ao Convento com uma linda celebração “Vivendo os passos na travessia junto com Irmã Teresina Werner”, recordando a história, rezando e cantando.

Todas foram convidadas a fazer a experiência da travessia com as cinco mulheres que aqui chegaram em 20.07.1920.

Fazendo memória da história e da travessia de Irmã M. Teresina Werner até o Brasil “seu ansiado campo de ação”, situando-se em Serro Azul, hoje Cerro Largo, cinco Irmãs jovens representaram as cinco mulheres que trouxeram o Carisma à terras brasileiras.

Seguiu-se para o auditório continuando a celebração. Ali, as cinco mulheres se dirigiram ao palco onde havia um baú, de onde tiraram simbologias que lembram o Carisma, a espiritualidade trazida ao Brasil.

A Palavra de Deus se tornou sonho na vida das Irmãs, o sonho de novas travessias, também sonho de novos espaços de missão. Cada uma recebeu um sonho, confeccionado pelas Irmãs, e foi convidada a colocá-lo no centro da mão, a cuidar do sonho como as primeiras Irmãs que chegaram em Cerro Largo.

Todas foram convidadas a se dirigirem ao refeitório carregando o seu sonho. Sentadas à mesa, as Irmãs abriram o sonho e encontraram uma frase inspiradora das cartas e da vida de Irmã Teresina. Na simbologia do sonho comestível existe uma profunda mística do sonho que dá sentido à vida, à consagração, à missão.

Após o café, no auditório, na sua palavra de abertura, Irmã Jacinta Webler, Superiora Provincial, disse: “Temos muitos motivos para agradecer, para nos alegrar, para avaliar nossa caminhada, para nos enriquecer mutuamente, para nos inquietar,… mas queremos, sobretudo, lançar um olhar de esperança para o futuro, animar-nos e encorajar-nos na confiança com a qual nossa Fundadora sempre caminhou, na certeza de que o Senhor nos conduz.”

Padre Valentim teceu reflexões sobre o Carisma e lançou desafios para a vivência do Carisma que se revela no ser e se concretiza na missão. É preciso escutar o grito do povo, do pobre; discernir, no Espírito, o grito da humanidade de hoje.

O dia culminou com a Celebração Eucarística.

Veja Também

27 Capítulo Geral das Filhas do Amor de Divino acontece na Polônia.

27 Capítulo Geral das Filhas do Amor de Divino acontece na Polônia.   No dia ...