Home / Vida e Missão neste chão

Vida e Missão neste chão

Vida e Missão neste chão

            Toda missão comporta uma experiência, concreta e sempre atual, nas diferentes realidades da sociedade e do mundo. É o próprio Deus quechama pessoas para fazer a experiência do êxodo: “Vi, ouvi, desci… para libertar” (Ex 3,7-10). Somos convocadas para dar uma resposta livre, pois somos consagradas e enviadas para tornar o amor de Deus visível no mundo.

Estar em missão, em diferentes lugares e situações, como filhas do Amor Divino, equivale ser: colo que ampara, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que toca, disposição que promove a vida… Muitos frutos já foram e são colhidos, na caminhada missionária iniciada por Irmã M. Teresina Werner e Irmã M. Constantina Resch no Brasil. Por tudo agradecemos:

·      Os 93 anos de presença missionária das Filhas do Amor Divino no Brasil e os 75 anos de Província Nossa Senhora da Anunciação;

·      As comunidades que tiveram seu tempo de atuação missionária, cujos frutos continuam amadurecendo;

·      As comunidades que continuam ativas, vivendo e revelando o amor divino das mais diferentes maneiras;

·      O amor divino semeado no coração de incontáveis pessoas na prática de “fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu;

Continuamos:

v  Cultivando uma espiritualidade Trinitária, rezando e ofertando a vida;

v  Caminhando com a juventude;

v  Atuando em paróquia com ou sem padre, como presença feminina;

v  Atuando nos hospitais e postos de saúde pública e saúde alternativa;

v  Atuando na formação de lideranças;

v  Indo ao encontro dos mais necessitados no fortalecimento dos vínculos familiares;

v  Educando na fraternidade, em escolas públicas e particulares;

v  Investindo na economia solidária;

v  Atuando na Pastoral da Criança e da pessoa idosa;

v  Promovendo auto-estima de mulheres;

v  Sendo presença junto às etnias;

v  Combatendo o tráfico humano;

v  Dedicando tempo em serviços administrativos;

v  Ajudando na realização da Missão Continental, Santas Missões Populares e projetos comunitários;

v  Despertando e cultivando vocações às fileiras do Amor Divino;

v  Cultivando flores, plantando novas sementes, colhendo saborosos frutos, preparando gostosos alimentos, organizando ambientes saudáveis, fazendo “Tudo por Deus, pelos pobres e pela Congregação”. 

A missão do Amor Divino, expressa nos diferentes setores, realidades e funções é assumida por nós, Irmãs, através da oração encarnada, aproximação e acolhida do outro, nos gestos de solidariedade e misericórdia, na vivência do ser e do agir de forma gratuita. Elas procuram testemunhar, com o coração liberto e alegre, a consagração, a vivência responsável do senso de pertença e a disponibilidade em assumir o projeto de Jesus Cristo.

No ano jubilar somos convidadas a viver e “revitalizar o ela missionário, à luz da itinerância de Jesus, participando na inserção eclesial e social, expressando a mística da consagração” (PVM-PQ8).

Portanto, a missão realizada nos pés dos que caminham quilômetros em direção das periferias do mundo, nas mãos que se abrem para levantar os caídos ao longo do caminho, nos joelhos que se dobram até o chão em atitude de humildade e serviço, no coração que se abre para amar, nos olhos fixos em Jesus para prosseguir com passos firmes na missão de ser sempre mais o que já somos: Filhas do Amor Divino.

Autoria de  Irmã Edilamar Fernandes de Lima Pimenta,FDC   (Irmã Missionária no Estado do Pará – Brasil)

Missionárias Filhas do Amor Divino

Missionárias são mulheres abrasadas pela fé, fortalecidas pela esperança, seduzidas pelo desafio de ultrapassar fronteiras. Na radicalidade do Evangelho, nós, Filhas do Amor Divino, nos lançamo-nos ao encontro dos sem vez e sem voz e lutamos pela justiça que liberta e promove o ser humano, a fim de torná-lo um cidadão digno de viver os valores do Reino. Como Filhas do Amor Divino, somos chamadas a fazer tudo pelo amor e levar este amor ao próximo. A Província Nossa Senhora da Anunciação está em missão na África, no Equador e no Brasil – região Norte, Centro Oeste e Sul. Exercemos nossa missão em 19 países.

Estamos a serviço do Reino revelando o amor de Deus para com as pessoas, promovendo a paz que é fruto da justiça, levando os valores do Reino para as pessoas que estão sedentas de vida e de verdade. Não somos religiosas para nós mesmas, mas para Igreja e o Reino de Deus.

Como Jesus, os missionários/as são pessoas, são criaturas que têm lucidez e coragem para defender os direitos de Deus encarnados na dignidade dos oprimidos e marginalizados. Missionários/as com coração grande para amar e forte para lutar. Quem não se anima e não se comove com estas pessoas que ousam deixar terra e família para estar próximos daqueles que estão longe? Com São Paulo, dizemos: “Nos lembramos sempre da fé viva, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança de vocês… Sabemos que vocês foram escolhidos por Jesus Cristo…” (cf . A Justiça e promoção humana estão no coração da Missão. Is 45,1.4-6; Sl 95/96; 1Ts 1,1-5; Mt 22,15-21– Pe. Itacir Brassiani msf)