Home / Destaque / 20 ANOS DO FSM – FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

20 ANOS DO FSM – FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

De 23 a 31 de janeiro de 2021, realizar-se-á o 20º Fórum Social Mundial Virtual, que há 20 anos realizou a sua primeira edição em Porto Alegre – RS, na afirmação de que “Um Outro Mundo é Possível”. O Fórum Social Mundial iniciou em Porto  Alegre em janeiro de 2001 e teve várias edições em Porto Alegre, Pará, Bahia e outros Países e Continentes do planeta. Esta experiência que já reuniu milhares de pessoas, Entidades, Movimentos Sociais, Organizações, Raças, Culturas, Etnias e experiências transformadoras do mundo inteiro.

Esta edição de duas décadas desta importante experiência que visa a transformação do Planeta, seja totalmente On Line com a inscrição de muitas atividades à nível Intercontinental.

A partir do ano 2001, a FEICOOP (Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária) segue a metodologia autogestionária, numa visão  transformadora do Fórum Social Mundial que se realiza anualmente com várias atividades autogestionárias como Seminários, Oficinas, debates, caminhadas, atividades culturais e artísticas, exposições de produtos dos Empreendimentos Solidários Rurais e Urbanos de diferentes culturas e Etnias. Este ano por conta da Pandemia do COVID 19 é totalmente virtual. O mundo  vai estar  conectado.

Neste momento desafiador da Pandemia COVID 19, que vivemos, mais do que nunca é necessário olhar para o Planeta Terra, o Brasil, o nosso Estado e a realidade que cada um vive, trabalha e contribui no seu projeto de vida e de Solidariedade, para um “Outro Mundo Possível”. O Fórum Social Mundial nasceu em 2001 por organizações e movimentos sociais que, a partir de uma proposta inicial, se chamaram e se mobilizaram para se reunir em Porto Alegre, em contraste com o neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que acontece todos os anos em Davos, Suíça desde 1971.

         Após as primeiras edições em Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005), o FSM percorreu o mundo com eventos em Mumbai, Caracas, Karachi, Bamako, Nairóbi, Belém, Dakar, Túnis, Montreal, Salvador da Bahia, além de edições temáticas, regionais e continentais. O processo do fórum tem sido um espaço de expressão de movimentos por uma globalização diferenciada. O evento é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial anual iniciado em 1971, onde 2000 ricos atores econômicos e políticos do neoliberalismo celebram a “feliz globalização” de  um jeito  excludente  e  concentrando  as  riquezas e  excluindo os pobres do planeta.

O Projeto Esperança/Cooesperança participou de todos os Fóruns Mundiais em Porto Alegre, Caracas/Venezuela, Pará e Bahia. Foram experiências incríveis numa visão de mundo em vista de transformação e cuidado da vida. A partir  de  2001  a  metodologia autogestionária   da  FEICOOP  se inspira  no  Fórum  Social  Mundial e  o  evento se  fortaleceu  de  forma  gigantesca, solidária e participativa.

                      A partir da Pandemia COVID 19, precisamos qualificar nossos conceitos, consciências e práticas de Solidariedade, de Partilha, Bem Viver e o cuidado conosco, com todas as pessoas e o Planeta Terra, nossa Casa Comum. Somos  apenas passageiros neste  mundo. Não Levaremos  nada  daqui. Por que  uns  acumulam tanto  e  outros  não  tem  o  necessário  para  sobreviver?

O Papa Francisco sempre nos surpreende com belas e significativas mensagens e dedico a todos a belíssima frase dele: “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. Todos nós nascemos para ajudar uns aos outros. Não importa quão difícil seja… A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa.” 

Para mais  informações e sobre  programação: 

                         Site: www.wsf2021.net    ou   E-mail: forumvirtual@wsf2021.net 

Irmã Lourdes Dill, FDC 

Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança

CPF 425.024.119-04

Telefone: 55 9-9685 6282 Watts

Veja Também

Reunião da equipe do Carisma

No dia 08 de novembro aconteceu a reunião da Equipe do CARISMA da Província Nossa ...